Rádios de Comunicação
Imprimir
PDF

radio01RÁDIO DE COMUNICAÇÃO PROFISSIONAL NEXTEL: São rádios inter-comunicadores profissionais extremamente ágeis na comunicação de longa distância. Este sistema funciona através de ondas de rádio.

O serviço de rádio digital de duas vias utiliza um sinal semi-duplex. Um telefone celular normal utiliza duas freqüências separadas, uma para enviar e uma para receber, para cada chamada enquanto uma chamada Direct Connect (Conexão Direta Nextel) utiliza somente uma freqüência. O Direct Connect conta com a tecnologia comprovada Push To Talk (PTT), comumente utilizada em sistemas de rádio móvel. A PTT requer que a pessoa pressione um botão enquanto fala, e solte quando parar de falar. O ouvinte, então, pressiona seu botão para responder.

Dessa forma, o sistema sabe para qual direção o sinal deve ir. Para ativar o Direct Connect, a Nextel configura seu telefone para utilizar um serviço de chamadas móvel para chegar à pessoa ou às pessoas especificadas. Essa pessoa (ou grupo) deve utilizar o serviço Nextel também.

Quando você faz uma chamada Direct Connect para alguém, eis o que acontece: você aperta o botão Direct Connect, que está configurado com o(s) número(s) da pessoa (ou grupo) que está chamando: seu telefone estabelece uma sessão com a rede Nextel baseada em iDEN; a rede determina que isso é uma chamada móvel (Direct Connect) em vez de uma chamada de interconexão (uma chamada normal por telefone celular); em seguida, a rede determina se a chamada é de um-para-um ou para um grupo. Se for uma chamada de grupo, a rede duplica os pacotes de voz digital para cada telefone do grupo; a rede roteia os pacotes para o telefone (ou telefones) da pessoa (ou do grupo) que está chamando; seus telefones os alerta quando receberem uma chamada Direct Connect; eles atendem à chamada pressionando o botão Talk (falar). Quem pressionar o botão, independentemente de ser uma chamada de um-para-um ou de grupo, é quem fala; a chamada é completada e todos se desconectam. Como você pode ver, o recurso Direct Connect ainda conta com tecnologia celular (quando habilitada) para conectar-se ao(s) receptor(es).

Comparativo: - Um rádio de estilo "walkie talkie" ou "HT" normal somente irá funcionar se os rádios estiverem dentro de uma determinada distância um do outro. Sistemas  como a Nextel, que utilizam o recurso PTT (Push To Talk = aperte para falar) podem se comunicar em qualquer lugar dentro da área de serviço especificada pela operadora, hoje com abrangência em quase todo o território nacional.


radio02RÁDIO DE COMUNICAÇÃO PROFISSIONAL HT: São rádios inter-comunicadores  que realizam comunicação entre pessoas dentro de um mesmo perímetro de maneira  rápida através de ondas magnéticas.

Nas áreas de condomínios e empresas, os funcionários ligados à portaria e manutenção podem portar esse equipamento que oferece comunicação "instantânea ao toque de um botão" chamado de PTT (Push To Talk = aperte para falar) , com uma pessoa ou grupo.


Rádio Transmissor Portátil – Rádio HT (Hand-Talk = rádio de mão) No ramo de segurança privada e pública o uso de rádios HT é um grande aliado do profissional de segurança, sendo um dos principais materiais de apoio que auxiliam na comunicação rápida e eficaz.

Em algumas utilizações do Radio HT é importante que os usuários aprendam o “Código Fonético Internacional” e o “Código Q”, o mais usado para comunicação.

Rádios portáteis podem ser usados para comunicação entre si ou para estações base ou montadas em veículos.


radio03RÁDIO DE COMUNICAÇÃO TALK-ABOUT: Um Talk-About (mais formalmente conhecido como transceptor de mão) é um transceptor de rádio de dois pontos, de mão e portátil. Os primeiros walkie-talkies foram desenvolvidos para uso militar durante a Segunda Guerra Mundial, e espalharam-se para a segurança pública e, eventualmente, trabalho comercial e locais de trabalho após a guerra. Principais características incluem um canal half-duplex - somente um rádio transmite por vez, embora qualquer número possa escutar - e um botão "aperte-para-falar" (push-to-talk) que inicia a transmissão. Walkie-talkies típicos lembram a parte auditiva e falante de um telefone, possivelmente um pouco mais largo, mas ainda uma única unidade, com uma antena saindo da parte de cima.
Enquanto um falante de telefone é alto suficiente para ser ouvido apenas pelo usuário, um falante embutido do walkie-talkie pode ser ouvido pelo usuário e aqueles que estão perto.

Seu alcance é limitado ao perímetro de trabalho não muito extenso.

Corpo de Bombeiros

cb

Policia Militar

pm

Samu - Atendimento Móvel

samu